ESPNHA E A INCERTEZA ELEITORAL ,QUEM GOVERNARA ? - Rádio zango 8000

NOTÍCIAS

Home Top Ad




Post Top Ad

terça-feira, 25 de julho de 2023

ESPNHA E A INCERTEZA ELEITORAL ,QUEM GOVERNARA ?



ESPANHA 

A Espanha é país europeu da península Ibérica, tem 17 regiões autônomas com geografia e cultura diversas.

 Madri, a capital, abriga o Palácio Real e o Museu do Prado, obras erigidas por mestres europeus. Segóvia tem um castelo medieval (Alcázar) e um aqueduto romano intacto. A capital da Catalunha, Barcelona, apresenta monumentos modernistas de Antoni Gaudí, como a Igreja da Sagrada

Sistema eleitoral

As Cortes Generales espanholas são concebidas como um sistema bicameral imperfeito. O Congresso dos Deputados tem maior poder legislativo do que o Senado, tendo a capacidade de votar a confiança ou retirá-lo de um primeiro-ministro e anular os vetos do Senado por maioria absoluta de votos. 

No entanto, o Senado possui algumas funções exclusivas (ainda que limitadas em número) — como seu papel na emenda constitucional — que não estão sujeitas à anulação do Congresso. A votação para as Cortes Gerais é feita com base no sufrágio universal, que compreende todos os cidadãos maiores de 18 anos e no pleno gozo dos seus direitos políticos.



ELEIÇOES 2023 

É incomum que, depois de um dia agitado de eleição com várias reviravoltas, o vencedor pareça menos entusiasmado do que o segundo colocado. E também é surpreendente que os seguidores de um e de outro comemorem praticamente com o mesmo entusiasmo.

No entanto, o resultado relativamente surpreendente das eleições gerais deste domingo (23/7) na Espanha deixou um contraste de imagens e discursos que dificultam a conclusão de quem foi o grande vencedor da noite.

Os dados são claros: o conservador Partido Popular (PP), liderado por Alberto Núñez Feijóo, venceu as eleições e terá 136 cadeiras na câmara baixa do Parlamento da Espanha.

Depois vem o Partido Socialista (PSOE), do atual presidente do governo (premiê), Pedro Sánchez, que obteve 122 cadeiras.

Em terceiro lugar ficou o partido de direita radical Vox, com 33 deputados, e em quarto, a coalizão de esquerda Sumar, que inclui o Podemos, com 31 cadeiras.

Rádio Zango 8000, a informação aqui faz parte do rigor 

Por Chakuisa Muachinguenji 
Redação e edição Chakuisa Muachinguenji
Revisão Mirosmar Dos Santos                                                                                                                                                                                                                                                        

Sem comentários:

ADS

Pages