PELO MENOS, 270 (DUZENTOS E SETENTA) FAMÍLIAS DO CUBAL, RECEBEM TRANSFERENCIAS SOCIAIS MONETÁRIAS DO KWENDA
“Às duzentas e setenta, famílias cadastradas na sede da comuna do Tomboco, município do Cubal, na província de Benguela, recebem, um montate de seiscento e secenta e seis mil kwanzas (AKZ. 66.000.00), do Kwenda”
Fonte: Correio da Kianda/Notícias de Angola
Wesa Stianeth
Cerca de dez mil,(10.000.00) habitantes, destes, duzentos e setenta, (270) contempla, recebem o ordenado de seiscento e secenta e seis mil kwanzas (AKZ. 66.000.00), correspondente a seis meses. Jasmin Datman, Directora provincial do FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, salientou, que: desde que a nivel de toda a província estão cadastradas cento e duzoito mil e trezentos e cinquenta e uma, (118.351.00), famílias, das quais: quarenta e três mil (43.000.00), quatrocetas e três mil, (403.000.00), habitantes, usufruiram dos pagamentos, no quadro do programa do Executivo de COMBATE A VULNERABILIDADE E POBREZA.
É de lembrar, que, estas famílias, estão nos municípios do Chongoroi, Caimbambo e Cubal. O administrador municipal de Cubal Paulino Banja, disse que a cerimónia é u cumprimento do programa do governo, (governo angolano), apesar das dificuldade económicas que o país enfrenta. Afirmo Paulino Benja. “ vamos apelar ás comunidades, sobretudo: todos os benificiários, certos de que todos foram seleccioados de acordo modo dde viver de Vulnerabilidade, esses é que devem usufruir do Kwenda”.
A fim de cumprir com o programa do Executivo, este que imdependentemente das dificuldades, está aqui hoje.” Disse. “O governo tem o compromisso com o povo de reduzir a pobreza junto as populações”. Recordando grosso moo, que Tombolo, é a segunda comuna do seu município a ver os habitantes privilegiados deste gigante apoio do Kwenda, uma vez que em 2022 ter sido a comuna das Capupa, onde às famílias vulneráveis receberam cinquenta e um mil kwanzas, (AKZ. 51.000.00), correspondete a oito mil kwanzas, (AKZ. 8.000.00), de seis meses acumulados.No pódio do minicípio da Capupa, o administrador Paulino Banja, fala que: já existem resultados das entregas do anos findo, com elevados níveis de colheta agricolas, tendo exemplificado, o facto de que com as chuvas caidas regularemente, neste ano, disse também “hoje são formadas para a comuna de um Kilograma de milho, está a custar setenta mil kwanzas, (AKZ. 70.000.00), explicou que além destas famílias que investiram na agricultura, às outras, que já estavam um pouco mais empoderadas, conseguiram melhorar às suas casas, com às compras de chapas para à sua cobertura. Para hoje, quarta-feira, 05 de Julho de 2023, a equipa que trabalha a distribuição dos valores, trabalha em outras três comunas do município, sendo a comuna da Yambada aprimeira, seguida da sede municípal do Cubal. É digno que o município do Cubal, dista há 33 Kilómetros da Cidade de Benguela (composta por três comunas, uma população estimada de trezentos e seiscenta e seis mil de habitantes, no entanto, vivem cerca, de cento e vinte mil, (120.000.00), ao passo que a comuna do Tomboco dista há vinte e sete (27) da vila cubal.” Realçou a Diretora Jasmin, que depois da Terça e Quarta-feira, no cubal, estão agendadas novas entregas, em outros municípos. Afirma a directora que, além dos pagamentos dos ordenados pagos hoje pelo Kwenda, comporta as componentesde inclusão produtiva, que ajuda iniciativaslocais geradoras derendas para grupos organizados e cooperativas ou associações. No entanto, disse que, está igualmente contemplado o programa de municipalização da Acção Social, com a criação dos Centros de Acção Social (CASES) atendendo às famílias contempladascom vários serviços, como o registo civil e atribuição do Bilhete de Identidade.
Das componentes desportivas eculturais, beneficiadas.Segundo nossa fonte, (Correio da Kianda/Notícias de Angola), fidedigna, muitos dos vários contempladores, como o caso da Dona, Anita Tchitumba, mãe solteira, é uma das beneficiadas, mostra-se feliz, agradecida, disse a mesma: “Nunca Vi alguém que ofereceu-me esse dinheiro, por esta razão estou feliz, por contemplar desta transferência monitária social do Kwenda, acrescentou a mesma dizendo, que no passado, isto, quando recebera, a informação da equipe do FAS- instituto de desenvolvimento Local, a Dona Anita, estava muito ansiosa para receber este montante, pretende a dona Anita, comprar, com este montante, dois cabritos, para criação e o resto do valor, vai começar um negócio de roupas e chinelas para comercializar, na venda ambulante, na sua comunidade ”.
Wesa Stianeth
Redação e edição por Chakuisa Muachingue ji
Fique ligado em Reportagem 8000.
Sem comentários:
Enviar um comentário