“A perda de um arquiteto da paz, é como a extinção de uma estrela, estruturada majestosa, deixando um vazio no horizonte e na passagem, e uma ausência de brilho de uma criatividade no caminho de um horizonte filantrópico”
.Wesa StianethJosé
Eduardo dos Santos, foi o presidente de Angola de 1979 a 2017, exercendo um longo período de poder. Em 2022, no dia 08 de Julho, José Eduardo dos Santos, morreu em Barcelona, Espanha, onde passou a maior parte do tempo nos seus últimos cinco anos de vida fora da política. José Eduardo dos Santos morreu aos 79 anos.
Vítima de doença, o governo de João Lourenço, fez de tudo para os restos mortais de seu corpo chegar em Angola, para o mesmo ser enterrado como um verdadeiro Arquiteto da Paz, tendo efetivamente um enterro digno, na terra natal, no entanto, os restos mortais de José Eduardo dos Santos.
Chegou ao território Angolano no dia 27 de Agosto de 2022, às exéquias foram feitas no dia 28 de Agosto de 2022, dia que poderia comemorar o seu aniversário de 80º ano, pelas disputas sobre a custódia do corpo entre duas funções da família, do José Eduardo dos Santos.
Os angolanos no dia 28 de Agosto, saíram das suas casas, juntamente com o Presidente Portugês, Marcelo Rebelo de Sousa, e alguns dos familiares do Ex-presidente ora infeliz José Eduardo dos Santos, à Viúva e os três filhos mais novos, estes que na altura, tiveram o apoio do regime angolano contra os Cincos filhos mais velhos, do “Zédu”, ora infeliz.José Eduardo dos Santos, nasceu em 28 de Agosto de 1942 em Sambizanga, Angola. Estudou engenharia petrolífera na união Soviética e começou sua carreira política no Movimento Popular de Libertação de Angola, (MPLA).
Em 1979, tornou-se presidente de Angola e governou o País por quase 40 anos, tornou-se um dos líderes da África. Durante seu governo, Angola enfrentou uma guerra civil, que prolongou-se, até o ano de 2002, além de problema económicos e sociais significativas, José Eduardo dos Santos, também enfrentou críticas por corrupção e má gestão económica.
Em 2017, deixou o cargo de Presidente da República de Angola e do partido MPLA, sucedido por João Lourenço, desde então, surgiram alegações de que a família dos Santos se envolveu em esquemas de corrupção em grande escala, embora essas alegações, que até hoje alguns deles não são comprovados, José Eduardo dos Santos foi acusado de envolvimento em casos de corrupção, houve alegações de desvio de fundos público, nepotismo e enriquecimento ilícito por parte de sua família e pessoas próximas a ele .
É importante ressaltar que, as alegações ainda estão sendo investigadas e não foram comprovadas oficialmente, todavia, a corrupção, o governo de João Manuel Gonçalves Lourenço, deu como prioridade.
Matéria de Wesa Sianeth
Edição e Redaçaão por Wesa Stianeth
Revisão por Chakuisa Muachinguenji
A melhor notícia você encontra aqui, em Reportagem 8000.
Sem comentários:
Enviar um comentário