Benguela
Fonte : Adalberto Miguel
O politólogo e especialista em Relações Internacionais Adalberto Miguel alertou a sociedade civil , a comunidade académica e não só , a terem muita cautela ao apoiar a Tesse do pan-africanismo com o recente discurso do então proclamado presidente do antigo Alta Volta actual Burkina Faso Ibrahim Traoré.
o politólogo afirmou ser um absurdo comparar Traoré a Thomas Sankara uma vez que Sankra livrou se de toda a influencia Ocidental quando governou em pouco tempo o seu país ,já Traoré enaltece a ajuda que possivelmente a Rússia possa estar a dar a sua junta militar .
Muita gente que não entende o mundo da política e análise de conflitos regionais está a aplaudir o pouco trecho que tivera acesso do discurso do presidente interino ..
Como especialista em Relações Internacionais, gostaria de traduzir em linguagem mais percetível o discurso, ele disse, "Os interesses mudaram, agora vamos retribuir o apoio que a Rússia deu-nos até assumirmos a presidência, vocês do ocidente esqueçam todo e qualquer acordo outrora existente, a Rússia é uma "família" para os povos africanos"..
Estão a comparar-lhe com Tomas Sankara, lembrando que Sankara desfez se de toda e qualquer ligação com o Ocidente, ele não, com Ghadafi dizendo que ele quer tornar África Unida, mas não é o que está acontecer, Saibam que um líder que quer dignidade para o seu povo não vai "pedir permissão " a uma Potência, desacreditando o anterior parceiro, passando a imagem de somos nós mas no final ser aplaudido pelo atual parceiro que por sinal ajudou-lhe a chegar ao poder.
A estratégia Russa como das demais potências é a seguinte:
"QUANDO O ESTADISTA (PRESIDENTE) DE UM ESTADO NÃO VAI DE ACORDO COM OS SEUS INTERESSES, CRIAM OU USAM O SENTIMENTO DE REVOLTA NUM DETERMINADO GRUPO DE PESSOAS QUE NÃO SE REVÊ NA LIDERANÇA, CAPACITA-OS E CULMINAM COM OS GOLPES DE ESTADO, PASSANDO A IDÉIA DE QUE SÃO POVOS IRMÃOS, MAS NO FINAL, SÃO SÓ NEGÓCIOS, A RÚSSIA AGORA TEM PASSE LIVRE PARA USAR AO SEU CRITÉRIO DOS RECURSOS ESTRATÉGICOS DO BURKINA FASO E ALIADOS NA REGIÃO".
palavras do politólogo e especialista em relações internacionais Adalberto Miguel
Rádio zango 8000 inspirando gerações
Por Chakuisa Muachinguenji
Veja o vídeo
Sem comentários:
Enviar um comentário