TEMA TARTAO DENTÁRIO - Rádio zango 8000

NOTÍCIAS

Home Top Ad




Post Top Ad

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

TEMA TARTAO DENTÁRIO



Por Ani Catumbela

O tártaro dentário caracteriza-se por uma acumulação mineralizada que adere à superfície dos dentes e que é facilmente idenficável, se estiver localizado acima da margem gengival.

O tártaro também chamado chamado de cálculo dental ou pedra numa linguagem mais popular, resulta do endurecimento por liberalização da placa bacteriana ou biofilme dental que se deposita na margem gengival e superfícies dos dentes.

CAUSAS

Em geral a sua formação resulta do acúmulo da placa bacteriana não removida pela escovavam e passagem do fio dentário, ou seja resulta da placa que fica depositada nas arcadas dentárias por períodos de tempos mais ou menos prolongados.

SINAIS E SINTOMAS

o tártaro não só afeta a saúde dos dentes e gengivas, como também se torna um incômodo, problema estético.


Pela sua porosidade, a superfície do tártaro retém com mais facilidade manchas resultantes do consumo habitual de chá, café e certos refrigerantes. Para além disso, o fumo resultante do consumo de tabaco também mancha mais facilmente os locais onde exista tártaro.
O sinal mais comum é o surgimento de uma cor amarelada aderida aos dentes entre eles e junto à margem gengival.

Outro prove mais comum é o mau hálito ( halitose), pode nalguns casos produzir um cheiro acentuado, nas situações de maior excesso de tártaro nos dentes, e principalmente quando acompanhado de doença periodontal ( gengivite ou periodontite), tornando-se assim um considerável incómodo.

Complicações

A presença de tártaro pode causar o aparecimento de diversas doente complicações nos dentes e gengiva, se não forem eliminados de forma adequada. Entre os principais problemas encontra-se q cárie dentária, com uma alta incidência entre a população.

Recomendações ( como evitar a formação de tártaro):

# Escovar regularmente os dentes, pelo menos duas vezes por dia durante 2 minutos de cada vez, preferencialmente após as refeições;

# Usar pasta ou gel dentífrico antitártaro com flúor;

# Uso coreto e diário do fio dentário;

# Usar diariamente, como eventual complemento o antisséptico oral;

# Evitar o consumo de alimentos açucarados e ricos em amido, principalmente entre as refeições.

Rádio Zango  8000 a ciência ,tem lugar aqui 



Sem comentários:

ADS

Pages