ANTÓNIO AGOSTINHO NETO O HEROI O GUIA IMORTAL - Rádio 8000

Home Top Ad


WWW.RADIOZANGO8000.COMWWW.RADIOZANGO8000.COM%20(1)






Post Top Ad

domingo, 17 de setembro de 2023

demo-image

ANTÓNIO AGOSTINHO NETO O HEROI O GUIA IMORTAL



Design%20sem%20nome%20(3)







nova_africa_-_agostinho_neto_grande

ANTÓNIO AGOSTINHO NETO

Foi Presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola e em 1975 tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979. Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o Prémio Lenine da Paz.

Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa. Foi preso pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), a polícia política do regime Salazarista então vigente em Portugal, e deportado para o Tarrafal, uma prisão política em Cabo Verde, sendo-lhe depois fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio. Aí assumiu a direcção do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do qual já era presidente honorário desde 1960. Em paralelo, desenvolveu uma notável actividade literária, escrevendo nomeadamente poemas.
RA-DIO-ZANGO
Por Chakuisa Muachinguenji 
Fonte : Wikipedia 

No dia 17 de Setembro, Angola celebra o Dia do Herói Nacional, comemorando o dia em que Agostinho Neto nasceu.

Juventude (1922 — 1948)

Nasceu a 17 de setembro de 1922 em Caxicane, freguesia de São José, concelho de Ícolo e Bengo, numa comunidade colonial moderadamente próspera focada na horticultura e na pesca. O distrito, que no fim do século XIX, era o centro do metodismo em Angola, floresceu sob comando do bispo metodista de Luanda, que era maçom, e ganhou favor do regime Republicano em Portugal, governado por maçons após 1910. O seu pai, Agostinho Pedro Neto, era um catequista de missão metodista estadunidense em Luanda, sendo mais tarde pastor e professor nos Dembos, que conseguiu colocá-lo no primeiro degrau da escada do sistema de educação, que permitiu a ida de Agostinho, posteriormente, a Coimbra e a sua graduação como médico na Universidade de Lisboa;e de Maria da Silva Neto, professora das escolas primárias da região.
Agostinho Neto morreu num hospital em Moscovo,em 10 de setembro de 1979, no decorrer de complicações ocorridas durante uma operação a um cancro do fígado de que sofria, poucos dias antes de fazer 57 anos de idade.Foi substituído na presidência de Angola e do MPLA por Lúcio Lara, que ficou poucos dias na interinidade até a eleição e posse de José Eduardo dos Santos.
Fidel-y-Neto
Seus restos mortais estão depositados no Memorial Dr. António Agostinho Neto, um imponente mausoléu localizado na zona da Praia do Bispo, em Luanda.
Centenario_Neto_Noticia_1

Poesia

1957 - Quatro Poemas de Agostinho Neto, Póvoa do Varzim;
1961 - Poemas - 1ª ed., Lisboa, Casa dos Estudantes do Império;
1974 - Sagrada Esperança, Lisboa, Sá da Costa (inclui poemas dos dois primeiros livros);
1975 - Poemas - 2ª ed., Lobito, Cadernos Capricórnio 28/29, Opal;
1982 - A Renúncia Impossível, Luanda, INALD;



ADS

Pages