ANTÓNIO AGOSTINHO NETO O HEROI O GUIA IMORTAL - Rádio zango 8000

NOTÍCIAS

Home Top Ad




Post Top Ad

domingo, 17 de setembro de 2023

ANTÓNIO AGOSTINHO NETO O HEROI O GUIA IMORTAL




ANTÓNIO AGOSTINHO NETO

Foi Presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola e em 1975 tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979. Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o Prémio Lenine da Paz.

Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa. Foi preso pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), a polícia política do regime Salazarista então vigente em Portugal, e deportado para o Tarrafal, uma prisão política em Cabo Verde, sendo-lhe depois fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio. Aí assumiu a direcção do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do qual já era presidente honorário desde 1960. Em paralelo, desenvolveu uma notável actividade literária, escrevendo nomeadamente poemas.
Por Chakuisa Muachinguenji 
Fonte : Wikipedia 

No dia 17 de Setembro, Angola celebra o Dia do Herói Nacional, comemorando o dia em que Agostinho Neto nasceu.

Juventude (1922 — 1948)

Nasceu a 17 de setembro de 1922 em Caxicane, freguesia de São José, concelho de Ícolo e Bengo, numa comunidade colonial moderadamente próspera focada na horticultura e na pesca. O distrito, que no fim do século XIX, era o centro do metodismo em Angola, floresceu sob comando do bispo metodista de Luanda, que era maçom, e ganhou favor do regime Republicano em Portugal, governado por maçons após 1910. O seu pai, Agostinho Pedro Neto, era um catequista de missão metodista estadunidense em Luanda, sendo mais tarde pastor e professor nos Dembos, que conseguiu colocá-lo no primeiro degrau da escada do sistema de educação, que permitiu a ida de Agostinho, posteriormente, a Coimbra e a sua graduação como médico na Universidade de Lisboa;e de Maria da Silva Neto, professora das escolas primárias da região.
Agostinho Neto morreu num hospital em Moscovo,em 10 de setembro de 1979, no decorrer de complicações ocorridas durante uma operação a um cancro do fígado de que sofria, poucos dias antes de fazer 57 anos de idade.Foi substituído na presidência de Angola e do MPLA por Lúcio Lara, que ficou poucos dias na interinidade até a eleição e posse de José Eduardo dos Santos.
Seus restos mortais estão depositados no Memorial Dr. António Agostinho Neto, um imponente mausoléu localizado na zona da Praia do Bispo, em Luanda.

Poesia

1957 - Quatro Poemas de Agostinho Neto, Póvoa do Varzim;
1961 - Poemas - 1ª ed., Lisboa, Casa dos Estudantes do Império;
1974 - Sagrada Esperança, Lisboa, Sá da Costa (inclui poemas dos dois primeiros livros);
1975 - Poemas - 2ª ed., Lobito, Cadernos Capricórnio 28/29, Opal;
1982 - A Renúncia Impossível, Luanda, INALD;



Sem comentários:

ADS

Pages