Embaixada dos E.U.A.Apela a uma resolução justa das iregularidades nas eleições Autárquicas de 2023
Numa declaração de Impresnsa enviada por correio na data de 16 de outubro de 2023 A Embaixada dos E.U.A.reconheceu a determinação com que o povo Moçambicano participou nas sextas eleições municipais multipartidarias no dia 11 de outubro .
A Embaixada dos E.U.A. juntou se a observadores nacionais e internacionais acreditados para acompanhar o processo eleitoral em 12 municipios nas provincias do norte,centro e sul. com Base dos relatórios da Embaixada dos E.U.A. e de outrs observadores dos meios de comunicação social locais,dos delegados dos partidos ,dos funcionários eleitorais e das organizações da sociedade civil ,o dia da votação nos 65 municipios foi,de um modo geral ,pacifico ,mais existem muitos relatórios crédiveis de irregularidades no dia da votação e durante o processo de apuramentos dos votos .
A comissão Nacional eleitoral (CNE) deve garantir que todo os votos são contados de forma exata e transparente.
Exortamos as autoridades eleitorais ,os tribunais locais e o conselho constitucional a levarem a Sério todas as queixas de irregularidades e atuarem com imparcialidade .
Um processo eleitoral limpo,transparente e pacífico é essencial para o futuro da democracia multipartidária de Moçambique ,le se na nota de Imprensa vinda dos E.U.A.
Redação/Chakuisa Muachinguenji
Edição /Chakuisa Muachinguenji
Sem comentários:
Enviar um comentário