Ana Joaquina dos Santos e Silva a Traficante de escravos - Rádio zango 8000

NOTÍCIAS

Home Top Ad

 





Post Top Ad

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Ana Joaquina dos Santos e Silva a Traficante de escravos

 Ana Joaquina dos Santos e Silva (1788–1859), foi uma traficante de escravos , agiota e plantadora euro-africana Nhara em Angola .  Foi talvez a maior traficante de escravos de Angola, que negociou com o Brasil durante a década de 1830, e financiou a expedição de Joaquim Rodrigues Graça .

Biografia

Ana Joaquina dos Santos e Silva era um membro da classe afro-portuguesa privilegiada que ocupava uma posição de liderança dentro da comunidade empresarial da Luanda portuguesa , onde os europeus brancos eram na altura apenas mil pessoas.

Ela foi uma das principais traficantes de escravos do crescente comércio de escravos entre Angola e o Império do Brasil nas décadas de 1830 e 40. O comércio de escravos foi formalmente proibido em 1836, mas continuou a ser praticado em Angola, onde a economia era dominada por ele.

Ana dos Santos e Silva possuía várias plantações de açúcar e café , e uma residência palaciana de três andares em Luanda, que mais tarde se tornou um museu.

Quando o Brasil proibiu o comércio de escravos em 1850 e o comércio foi interrompido na prática, ele se estabeleceu como um banqueiro , investidor e financiador de comerciantes , autoridades e empresas de transporte de sucesso.


Por Chakuisa Muachinguenji


PARTILHA AGORA 

Sem comentários:

ADS

Pages