A história de Ayrton Senna da Silva - Rádio zango 8000

NOTÍCIAS

Home Top Ad

 





Post Top Ad

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

A história de Ayrton Senna da Silva

Ayrton Senna da Silva, ou simplesmente Senna, foi um piloto de Fórmula 1 das décadas de 80 e 90 e maior ídolo brasileiro do automobilismo. Nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960, e morreu de maneira trágica em 1º de maio de 1994, após colidir com uma mureta de proteção no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola. Seu velório foi um dos mais marcantes da história do Brasil, durou cerca de 22 horas e foi acompanhado por aproximadamente 240 mil pessoas.


"Família
Ayrton é filho de Milton Teodoro Guirado da Silva, um empresário de uma indústria de acessórios automotivos, e Neide Senna, conhecida como Dona Zaza. Além de Ayrton, o casal teve uma outra filha, Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna. Viviane também é mãe de Bruno Senna, que foi piloto da Fórmula 1 entre 2010 e 2012. Em 1981, aos 20 anos, Senna se casou com Lilian Vasconselos, casamento que durou um ano. Depois, namorou algumas fomosas, como a apresentadora Xuxa Meneghel e a modelo e atriz americana Carol Alt. Quando morreu, Senna tinha um relacionamento com a então modelo Adriane Galisteu. Ayrton Senna não teve filhos."

Herói nacional As vitórias e ações de Senna o fizeram se tornar um herói nacional. No final da década de 80, o Brasil havia recém-saído da Ditadura Militar e passava por um momento econômico difícil. A renda per capita declinou e o percentual de brasileiros na linha da pobreza havia aumentado. O brasileiro não tinha muito do que se orgulhar, mas Senna fazia questão de afirmar sua nacionalidade e desfilava com a bandeira nacional em suas vitórias. Esses gestos e a exploração da imagem de Senna pela TV contribuíram para a construção de um arquétipo de herói nacional." "Morte de Senna Senna queria ser campeão novamente e sabia que na McLaren não teria mais chances. Depois de vencer seu quarto título, Prost anunciou aposentadoria, o que abriu caminho para Senna na Willams. Apesar de largar na frente nas duas primeiras corridas, Senna teve problemas no carro e abandonou em ambas. O vencedor das duas corridas foi Michael Schumacher, que anos depois viria a ser o piloto com mais títulos na Fórmula 1: sete. No final de abril, a Fórmula 1 chegou ao circuito de Ímola, em San Marino, para a terceira etapa do campeonato. Este Grande Prêmio ficaria marcado como o mais trágico da história da categoria.
Na Fórmula 1, os treinos-livres acontecem na sexta-feira, o classificatório no sábado e a corrida no domingo. Na sexta-feira, o piloto brasileiro Rubens Barrichello, que na época estava começando a carreira, sofreu um grave acidente e teve que ser hospitalizado com uma fratura no nariz e algumas escoriações. No sábado, o austríaco Roland Ratzenberger também sofreu um forte acidente, mas não teve a mesma sorte de Barrichello. Ratzenberger morreu na hora, aos 33 anos."
"O acidente de Barrichello e a morte de Ratzenberger deixaram os demais pilotos apreensivos. Ayrton Senna reuniu com alguns pilotos para exigir mais segurança para a corrida e, inclusive, cogitou a possibilidade de não participar da etapa. No entanto, pilotos e diretores chegaram a um acordo para a corrida acontecer. Senna sabia que precisava vencer a corrida para não deixar Schumacher escapar no campeonato. Ele voltou para o carro, fez a volta mais rápida do treino classificatório e largou novamente na primeira posição. Ayrton Senna liderava a corrida, com Schumacher logo atrás. Na sexta volta, uma quebra na barra de direção fez Senna perder o controle do carro quando passava pela curva Tamburello e chocou-se com uma mureta de proteção a quase 300 km/h. Com a batida, uma das rodas atingiu o capacete do piloto, afundando parte do seu crânio. O ídolo brasileiro foi levado para o hospital de helicóptero, mas não resistiu aos ferimentos. Ayrton Senna morreu no dia 1º de maio de 1994." Veja mais sobre 

"Números e títulos de Ayrton Senna

Antes da Fórmula 1
Bicampeão Paulista de Kart: 1974; 1976.
Tricampeão Brasileiro de Kart: 1978; 1979; 1980.
Bicampeão Sulamericano de Kart: 1977; 1980.
Campeão de Fórmula Ford 1600: 1981.
Campeão de Fórmula Ford 2000: 1982.
Campeão de Fórmula 3 Britânica: 1983.

Fórmula 1
Tricampeão: 1988; 1990; 1991.
Vitórias: 41
Pódios: 80
Pole positions: 65
Voltas mais rápidas: 19
Corridas disputadas: 161

Legado de Senna
O acidente de Senna é um dos episódios mais tristes da história do esporte, mas sua morte foi responsável por uma revolução na segurança da Fórmula 1. Os carros ficaram muito mais seguros e nenhum acidente fatal aconteceu por quase 20 anos. Em 2014, o francês Jules Bianchi se chocou com um trator que retirava o carro de outro piloto que havia batido segundos antes. Ele foi levado em coma para o hospital e acabou falecendo nove meses depois. Foi a única morte na F1 depois de Senna.

O maior legado de Senna é o Instituto Ayrton Senna, organização sem fins lucrativos que beneficia mais de 1,5 milhão de crianças brasileiras por ano, por meio da formação de educadores, projetos educacionais e parcerias com escolas públicas.

Homenagens

Ayrton Senna ganhou diversas homenagens ao redor do mundo. No circuito de Ímola, local do terrível acidente, há uma estátua em sua homenagem. Há também uma escultura do piloto no circuito de Donington Park, onde Senna fez a melhor primeira volta de todos os tempos."

"No dia 1º de maio de 2019, quando completou 25 anos de sua morte, foi realizado o 1º Senna Day, no Autódromo de Interlagos. O evento contou com atrações musicais, exposição de objetos e carros de Ayrton, corridas de kart e atividades infantis."


Sem comentários:

ADS

Pages