Fonte : Euronews Português
Um satélite russo desativado explodiu e partiu-se em quase 200 pedaços de detritos, o que levou sete astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional a terem de se abrigar durante cerca de uma hora.
A NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, foi informada de que o satélite russo de observação da Terra RESURS-P1 tinha explodido na quarta-feira, dando instruções aos seus astronautas para “se abrigarem na sua nave espacial como medida de precaução padrão", pode lêr-se numa publicação da Agência Espacial Europeia na rede social X.A agência espacial russa Roscosmos, que operava o satélite que se desfez em pedaços, não respondeu ao pedido de comentário sobre o incidente, segundo a AP.
Os grandes eventos geradores de detritos em órbita são raros, mas estão a tornar-se cada vez mais preocupantes à medida que o espaço acolhe mais de redes de satélites necessárias à vida quotiana na Terra.
A quantidade de lixo espacial em órbita baixa, isto é, a cerca de 1.000 quilómetros da Terra, tem vindo a aumentar, especialmente desde que empresas privadas começaram a enviar satélites para o espaço. Dados da Agência Espacial Europeia (ESA) revelam que existem cerca de 12.500 satélites em órbita terrestre.
Sem comentários:
Enviar um comentário