Adão Pessoa é um artista angolano da geração de ouro da música angolana, começou a sua carreira musical em 1985. E nesta altura, a música não tinha o mesmo impacto que tem agora, mas também não deixava de ter, no estilo semba, cantando em língua nacional." Naquela altura, eu era considerado como artista amador, entre os outros cotas que eram já os meus cotas antigamente, e as grandes bandas que já existiam entre os jovens do Prenda, os Kiezos, Ecos do Prenda, e mais por aí. Então, Eu fiz palco muitas das vezes com os Anjos, cantei com Choro de Oliveira, Cantei com os Kiezos, cantei com o Givago, cantei com várias bandas, mas só que a música naquela altura não tinha, aquele requisito que eu tem agora. Infelizmente, nessa altura, eu não consegui gravar nenhum disco, porque eu cantei com essas bandas, participava nos centros recreativos e alguns espetáculos realizados dentro da província de Luanda, cidade capital" Disse o artista ao microfone da rádio Zango 8000
Kota Adão Pessoa, como decidimos chama lo para além de vocalista, é guitarrista e trovador, "Eu toco guitarra, mas eu sou trovador. Eu fazia música de intervenção naquela altura, música mais ou menos no estilo, eu tinha uma onda do Zé Cafala, Zé Cafala, Xilei. No entanto, Zé Cafala, Xilei, tinha também o Zé Fixo. E era membro, na altura éramos membro da Brigada Manguxi. Então o meu estilo de música era música de sala. E depois senti a necessidade de começar a fazer o Semba. Eu comecei em 1985, cinco anos depois, participo num concurso realizado pelo Beto Dido, um concurso que visava recordar os cotonocas no tempo do Arturo Nune, David Zegre, Urbano Castro, onde eu saio em segundo classificado nacional. O anfitrião desse mesmo projeto, chamava-se Beto Dido, que também era músico naquela altura, e, salvo o erro, também já é falecido, hoje já é falecido. Aonde então tive a oportunidade de começar a colaborar com a banda desde julho, que hoje é os Versáteis, em companhia de Sabino Henda, Nonô Nogueira, Santos Figueiredos, e o Cici, e muito mais, outros que já não fazem parte, já não estão no mundo dos vivos. Colaborei com essa banda, fiz digressões dentro do país, dentro do nosso país com esta banda. " Adão Pessoa.
Em certo momento da vida o artista teve que abandonar o país em busca de melhores condições de vida e fora de Angola o artista não fez música.
"Então, surgiu a minha imigração, fui para fora do país. Fora de Angola, eu não fazia, não fiz música, realmente não fiz música. Fui fazendo outras coisas, a minha carreira lá não se fez sentir. Conheci, tive em companhia de Dom Kikas, de outros músicos mais, até porque eu vi esses meninos a revolucionar nas suas músicas, porque eu vivi na tapada das Mercedes, na linha de Sintra, onde eu conheci o NGA e o Prodígio, esses putos todos. Mas eu, realmente, em Portugal não fiz música. Tocava em bares.eu em Portugal, Espanha e noutros países onde eu andei, Bélgica, Holanda, eu tocava nos bares com africanos, com comunidades africanas. De africanos, cabo-verdianos e moçambicanos, para aí fora. Eu fiquei esses anos todos, mais de 20 anos, praticamente sem fazer música por motivos alheios, motivos que, desculpa, estar aqui a explicar é um bocadinho complicado, mas quando tivermos pessoalmente eu depois vou aprofundar mais. E depois, eu acabo de sair de uma situação que me impedia ir para a música, porque eu estava condicionado a uma determinada coisa. Então, eu não podia cantar. Não podia cantar porque eu aceitei as condições de não cantar, das condições que me foi imposta. Mas depois de eu me desfazer deste compromisso que me condicionava a não cantar, eu penso em voltar a cantar." Adão Pessoa
Nos anos 80 o artista carregava o nome de Dadinho de Luanda "O meu nome artístico naquela altura, nos anos 80, era Dadinho de Luanda, nasci no Calumbo ,os meus pais são do Calumbo".
Depois de muitos anos parados o artista voltou ao mundo da música "Comecei a gravar. Eu faço as minhas músicas com vários produtores, não trabalho só numa produtora. E vou a selecionar músicos. Eu sou amigo do JP, que é o baterista da Yola Semed0, sou amigo do Luaua, que é o Zé Bernardes."disse o nosso kota.
Fato é o novo ‘single’ promocional do artista, uma música que veio para animar as pistas de dança de várias casas, restaurantes, bares e muito mais,. a música foi produzido por um produtor congolês Omar.
A RÁDIO ZANGO 8000,é uma ‘Web’ Rádio (Rádio ‘online’) Licenciada pelo grupo CSM-ENTRETENIMENTO COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SU LDA transmite em ‘streaming’ programas variados desde INFORMAÇÃO, ENTRETENIMENTO, CULTURA, DESPORTO, MÚSICA, DEBATES, E ENTREVISTAS, criada para entreter musicalmente, cultural, socialmente e informar com base ao entretenimento comunitário os habitantes da centralidade do Zango 8000,arredores e o mundo afora.
A RÁDIO ZANGO 8000,é uma ‘Web’ Rádio (Rádio ‘online’) Licenciada pelo grupo CSM-ENTRETENIMENTO COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SU LDA transmite em ‘streaming’ programas variados desde INFORMAÇÃO, ENTRETENIMENTO, CULTURA, DESPORTO, MÚSICA, DEBATES, E ENTREVISTAS, criada para entreter musicalmente, cultural, socialmente e informar com base ao entretenimento comunitário os habitantes da centralidade do Zango 8000,arredores e o mundo afora.
Sem comentários:
Enviar um comentário