Hoje vamos falar sobre a Feira da Saúde organizada pela Associação Saúde na Comunidade
A Associação Saúde na Comunidade organizou uma feira alusiva ao outubro Rosa, a Feira da Saúde denominada o kilo. A feira aconteceu no passado, dia 20 de outubro, no Zango 3, na primeira paragem.
A feira contou com consultas de estomatologia, fisioterapia, psicologia clínica, tenda de aconselhamento, medicina geral, pediatria, exame e análises clínicas, cardiologia e nefrologia.Doutora Lurdes Valente falou sobre o resumo da atividade:
"Bem, a atividade foi uma atividade boa, memorável. Tivemos atividade relacionada ao outubro rosa, ao mês da luta contra o cancro da mama. A atividade foi boa, tivemos em média muitos pacientes. Atendemos pacientes adultos, crianças, idosos. Então, tivemos uma atividade boa. Tivemos uma estatística a política boa. Graças a Deus, a comunidade aderiu à feira. O recado foi passado, a informação foi passada. E tivemos uma feira"
Questionada sobre a aderência da população, respondeu:
" A aderência estava em alta, a população aderiu em massa. Tivemos munícipes ou a população de outros pontos, não só do Zango 3, mas também de outros pontos, que outros vinham de Cacuaco, outros vinham de Camama. Olha, tendemos pacientes de Camama, coisa que nós não esperávamos. Então, foi uma atividade boa. Os pacientes aderiram em massa, sim. Atendemos, em média, 520 pacientes. Fizemos os exames, tivemos muitos testes positivos de PP, pesquisa de plasmódio, o qual é a malária. E foi uma atividade memorável, conforme tinha dito já, referido aqui anteriormente. Os pacientes, a e participaram, assim como os médicos, em massa, mas em média tivemos 520 pacientes atendidos." disse.
A médica falou sobre as especialidades e especialistas que a feira recebeu:
"Bem, que bom. Nós tivemos vários especialistas para cada e atividade e cada especialista de cada área palestrou, deu as suas palestras, fez o ensinamento correto do uso de fármaco e não só. Tivemos consulta de estomatologia, tivemos consulta de cardiologia, fisioterapia, nefrologia, tivemos análises clínicas, tivemos psicologia, tivemos nutrição, Tivemos uma gama de várias especialidades hoje na Feira da Saúde, outubro Rosa."
" Muito, muito. É satisfação de dever cumprido. Não movemos forças à-toa, movemos forças e tivemos retorno. Então, foi o máximo satisfação, dever cumprido, se é a palavra certa, de velho cumprido. Atendemos a meta, era o que nós queríamos, atender paciente de outros pontos, não só e com uma meta elevada. Tanto é que ficamos de novo sem estoque para as escovas, porque oferecemos todas as escovas e toda a espalha de dente. Tivemos muitos pacientes para consulta de cardiologia. O doutor Carlos esteve connosco, fez as consultas de cardiologia. Doutor Carlos, teve connosco, fez as consultas de clínica geral. Tivemos muitos médicos dentistas a participar nesta Feira da saúde, sem falar dos psicólogos, a tinta de aconselhamento, os rastreios do exame de PP. Foi balanço bastante, mas bastante positivo, que nos motive a continuar e vai nos levar à União Força para não pararmos e preparamos já então a próxima atividade.Bem, a próxima atividade, sem data anunciar ainda, sem o local também anunciar, depois vamos voltar então para as rádios, para os meios de comunicação para dizer a data e o local, mas vamos fazer uma atividade sim em novembro, em alusão à luta do da próstata, e nós vamos vir em massa com várias especialidades, vários especialistas de novo, para fazermos então 1 novembro azul em massa."
" Bem, a todos os nossos pacientes, os pacientes, em especial os de hoje. Nós estamos gratos. Pedimos o nosso muito obrigado pela paciência e compreensão de estarem aí connosco. A equipa chegou cedo a meter a mão na massa desde as 6:00, saímos de lá, volta às 17h30, e os pacientes começaram a ser atendidos a partir das nove até às 17:00. Eram muitos os pacientes que atendemos, e todos estavam lá unidos, já não tinha cadeiras, os vizinhos em volta, viam com cadeiras. Então foi uma união em massa, tanto os pacientes como os médicos. Então apelamos a essa calma, a essa paciência, sempre a todos os nossos pacientes das comunidades, a colaborarem com os médicos e assim faremos então uma feira bonita. A todos os parceiros, a todos os médicos que ainda não se juntarem, não abraçarem a causa, juntem-se, abrasem a causa. A luta é de todos nós. Vamos para apelar e passar o convite sempre. Precisamos dos nossos parceiros, precisamos dos empresários, a quem ainda não fez parte, ainda não participou, venha experimentar, venha saber o quanto é prazeroso ajudar, o quanto é bom levar a saúde preventiva às comunidades. Por isso, então, fica aqui o nosso papel, a nossa nota de socorro, posso assim dizer, a nossos colegas da área da saúde, colegas de não só. Também essa mensagem vai especialmente para o Ministério da Saúde, na sua pessoa, a nossa doutora, a Ministério da Saúde, doutora Sílvia LuTukuta, em abraçar essas causas, em ajudar a comunidade, que já tem feito, muito tem ajudado, mas precisamos demais. Vamos ficar então com o foco e deixamos aqui a nossa mensagem"finalizou.
Ouvir a reportagem
:
Reportagem de Chakuisa Muachinguenji
Supervisão de Mirosmar Dos Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário