Relevância sobre o aproveitamento dos resíduos pesqueiros (escamas de peixe) no artesanato.
- Conceito de desenvolvimento sustentável parece ser de fácil aceitação e apresenta-se muito eficiente em termo teórico, no entanto, sua aplicabilidade, numa concepção sistêmica, abrangendo questões ambientais, tecnológicas, econômica, cultural e política, apresenta grande complexidade, haja vista que, exigem mudanças de comportamentos na forma de agir, pensar, produzir e de consumir da humanidade, bem como, a participação de todos os segmentos da sociedade para a implantação dessas mudanças no meio ambiente.
- A questão ambiental transformou-se em uma das principais preocupações da sociedade, graças a mudanças de ideologias e valores éticos. Ora, organizações governamentais e não-governamentais, bem como a população em geral, se têm mostrado mais conscientes e menos comprometidas com relação aos danos que atividades exploratórias geram ao meio.
- A técnica de beneficiamento de resíduos pesqueiros surge como alternativa para reduzir o impacto negativo causado pelo depósito desse tipo de material inadequadamente no meio, aterros sanitários, margens de açudes e ambientes impróprios.
As escamas, avaliadas como produto de alta qualidade e durabilidade, podem ser fontes de obtenção de emprego, quando são utilizadas na criação de diversas peças artesanais, etc.
Esse tipo de aproveitamento contribui para a geração de renda e equidade das comunidades envolvidas, fortalecendo a pesca artesanal e evitar-se desperdícios inadequados e poluentes no meio ou ambiente.
Para mais informações, podem entrar em contato com o autor do texto: Emanuel Mbal.
Por : Emanuel Felisberto
Sem comentários:
Enviar um comentário